Dicas

Aqui você irá encontrar algumas dicas importantes sobre beleza e saúde!

- Cuidados com a pele no verão
A pele protege nosso organismo contra a radiação, agente químico e infeccioso. Por isso merece cuidados especiais no verão, época em que a incidência dos raios solares na pele é maior.
Uma verdadeira barreira natural que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo; um termômetro perfeito que controla nossa temperatura fazendo com que eliminemos suor quando a temperatura está muito alta ou tremamos quando está muito baixa; um sensor excelente que transmite as sensações de tato, frio, calor e dor. Assim é nossa pele e por ser tão importante ela merece cuidados especiais nessa época do ano, quando a incidência dos raios solares é maior.
Ao contrário do que se pensam os cuidados com a pele no verão precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou piscina.
E se a proteção solar é tão importante - já que evita o envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras - cuidados como a hidratação e limpeza da pele também são indispensáveis.
Até mesmo o banho tem que ser diferente nessa época do ano. "O ideal é evitar tomar banhos prolongados com água muito quente, pois eles ressecam a pele. Outra dica é escolher um sabonete de limpeza suave".
Os hidratantes também são personagens importantes no cuidado com a pele durante o verão e alguns ingredientes como a glicerina e o propilenoglicol são capazes até de "captar" as moléculas de água do ambiente, devolvendo-as para a pele (são os chamados umectantes). "Já outros ativos como os lipídeos e silicones formam um filme protetor, evitando que a água da pele evapore".
Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro - através dos produtos que ajudam a mantê-la saudável - e de dentro para fora, através da alimentação e da reposição de líquidos. Isso pode ser feito: "É importante evitar consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados, além de beber sempre muita água, para repor o que o corpo perdeu com a transpiração".
Além da hidratação, produtos com ação reparadora e anti-radicais livres também podem ser usados nessa época, principalmente aqueles contém Vitamina E (ativo que além de possuir atividade protetora para a pele combate os radicais livres).
A proteção da pele contra o sol fica mesmo por conta dos protetores e bloqueadores solares.
Sabe-se que na região Facial o ideal para peles morenas claras, morenas e negras usem FPS a partir de 15. Peles claras e muito brancas devem fazer uso de “bloqueadores solares” e usar FPS a partir de 30.

- Cuidados para pele oleosa
1.
Cuidados diários deixam a pele hidratada e amenizam a oleosidade . Não adianta ficar lavando o rosto a todo momento, o segredo é tomar os cuidados corretos e manter a pele sempre hidratada e protegida;
2. O ideal é lavar bem o rosto pela manhã e antes de dormir com sabonetes secativos e próprios para a pele oleosas. Depois, deve-se aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição, da maquiagem e do próprio sabonete, de preferência para os adstringentes);
3. Na hora de hidratar e aplicar protetor solar, escolha produtos "oil free", livres de óleo e que não causam a obstrução dos poros;
4. Tome cuidado com a temperatura da água: ela não pode estar nem muito quente e nem muito gelada. Evite esfregar a toalha para secar a pele, isso pode trazer irritação; apalpe-a levemente sobre o rosto;
5. Se a oleosidade persistir, mesmo com esses cuidados, é necessário a introdução de novos tratamentos e produtos, como os ácidos. Sempre sob orientação de um profissional.

- Curiosidades sobre florais
Os florais foram descobertos pelo Dr. Edward Bach em 1930 são essências extraídas de flores que atuam no emocional, para obtermos alegria, confiança, coragem, força, entusiasmo, paciência, melhorando a nossa relação com a vida, tratam as pessoas e não as doenças. Não existem contra indicações, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos são beneficiados pelos Florais, inclusive durante tratamentos convencionais.
São indicados através da análise das características de sua personalidade e do quadro emocional que você apresenta. A medida em que o organismo vai sendo harmonizado como um todo, os sintomas vão gradativamente desaparecendo, é um mecanismo natural sem efeitos colaterais e deve ser acompanhado por um terapeuta.
 
FR Saúde e Beleza © 2009.